segunda-feira, 20 de junho de 2011

ARISTIDES - 101 e 102

Olá galera!

Segue lista de exercícios para dia 28 de Junho de 2011.
Estes exercícios referem-se a revisão de conteúdos do dia 21 de Junho.

Bjs e bom feriadão!


ESTUDOS DE REVISÃO - EXERCÍCIOS DE FÍSICA – CINEMÁTICA


07. (UFRJ) A Pangea era um supercontinente que reunia todos os continentes atuais e que, devido a processos geológicos, foi se fragmentando. Supõe-se que há 120 milhões de anos a áfrica e a América do Sul, que faziam parte da Pangea, começaram a se separar e que os locais onde hoje estão as cidades de Buenos Aires e Cidade do Cabo coincidiam. A distância atual entre as duas cidades é de aproximadamente 6.000 km. Calcule a velocidade escalar média de afastamento entre a África e a América do Sul em centímetros por ano.

08. Um ônibus está andando à velocidade de 40 km/h. Seus passageiros estão em movimento ou repouso? Por quê?

09. Uma pessoa, em um carro, observa um poste na calçada de uma rua, ao passar por ele. O poste está em repouso ou em movimento? Explique.

10. Considere o livro que você está lendo.
a) Ele está em repouso em relação a você?
b) E em relação a um observador no Sol?

11. Enquanto o professor escreve na lousa.
a) O giz está em repouso ou em movimento em relação à lousa?
b) A lousa está em repouso ou em movimento em relação ao chão?
c) A lousa está em repouso ou em movimento em relação ao giz?

12. Quando escrevemos no caderno, a caneta que usamos está em:
a) Movimento em relação a quê?
b) Repouso em relação a quê?

13. Se dois carros movem-se sempre um ao lado do outro, pode-se afirmar que um está parado em relação ao outro?

14. Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade média?

15. Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade média desse nadador.

16. Suponha que um trem-bala gaste 3 horas para percorrer a distância de 750 km. Qual a velocidade média deste trem?

17. Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada às 14 horas. Qual a velocidade média desse automóvel entre as passagens pelos dois marcos?

18. Um motorista de uma transportadora recebeu seu caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia às 13 horas, entrou a carga no km 120 da mesma rodovia às 16 horas. Qual foi a velocidade média desenvolvida pelo caminhão?

19. Uma bicicleta movimenta-se sobre uma trajetória retilínea segundo a função horária df = 10+2t (no SI). Pede-se:
a) sua posição inicial;
b) sua velocidade.

20. A posição de um móvel varia com o tempo, obedecendo à função horária df = 30 + 10t, no S.I. Determine a posição inicial e a velocidade do móvel.

21. Uma partícula move-se em linha reta, obedecendo à função horária df = -5 + 20t, no S.I. Determine:
a) a posição inicial da partícula;
b) a velocidade da partícula;
c) a posição da partícula no instante t = 5 s.

22. Um móvel movimenta-se de acordo com a função horária df = 20 + 4 t, sendo a posição medida em metros e o tempo, em segundos. Determine sua posição depois de 10 segundos.

23. Um móvel obedece a função horária df = 5 + 2t (no S.I).
a) Determine a posição do móvel quando t = 7 s.
b) Em que instante o móvel passa pela posição s = 25 m?

24. A função horária df = 50 - 10t (no S.I) é válida para o movimento de um ponto material.
a) Determine em que instante o ponto material passa pela origem da trajetória.
b) Determine a posição quando t = 10s.

25. Um móvel parte do repouso e, após 5s de movimento, atinge a velocidade de 20 m/s. Qual foi a aceleração escalar média deste móvel?

26. Se um veículo passa sua velocidade de 2 m/s para 12 m/s em 2s, qual sua aceleração escalar média?

27. Um móvel com velocidade de 30 m/s freia e para após 6s. Qual sua aceleração escalar média?

28. Um carro consegue, á partir do repouso, atingir uma velocidade de 108 km/h em 10 s. Qual a aceleração escalar média desse carro?

29. Um veículo que se encontra em repouso, passa a sofrer a ação de uma aceleração escalar média de 4 m/s². Qual será sua velocidade após 3,5 s?

30. Uma partícula se encontra com uma velocidade de 8 m/s quando passa a ser acelerada durante 4 s por uma aceleração escalar média de 2,8 m/s². Qual será a velocidade dessa partícula após esse tempo?

31. Um objeto ao cair em que livre (que no vácuo), fica sujeito á uma aceleração (aceleração da gravidade) igual a 9,8 m/s². Se esse objeto gasta 3 s durante a queda, com que velocidade o mesmo atinge o solo?

32. Um carro que se encontra com velocidade de 90 km/h, sofre uma desaceleração média de 10 m/s2. Quanto tempo ele leva para parar?

33. Um móvel com velocidade de 40 m/s, sofre uma desaceleração de 6 m/s2 durante 3 s. Qual a velocidade do móvel após esse tempo?

34. Quando um objeto passa a ser acelerado durante 5 s, com uma aceleração escalar média de 3 m/s2, sua velocidade atinge o valor de 24 m/s. Qual era sua velocidade inicial?

35. Na situação ao lado temos um móvel em trajetória retilínea. São registrados os instantes nos quais o velocímetro foi consultado, bem como as velocidades nesses instantes. Determine a aceleração escalar média do movimento entre esses instantes.

36. Um projétil sai de uma arma com velocidade escalar de 1800 km/h. Sabendo que ele gasta 0,4 milésimos de segundo desde a explosão até abandonar a arma, determinar sua aceleração escalar média nesse intervalo de tempo. Obs: 1 milésimo de segundo = 0,001 s.

37. Partindo do repouso, um avião percorre a pista com aceleração constante e atinge a velocidade de 360 km/h em 25 segundos. Qual sua aceleração escalar média?

Nenhum comentário:

Apresentação

Este blog servirá como auxílio em nossas atividades de ensino... Tanto para o ensino de Física, quanto para o de Matemática.Dúvidas, sugestões, indignações, elogios, etc... hehehe... Poderão ser postados aqui!!!!Ah, aqui também serão postados listas de exercícios, exercícios resolvidos, trabalhos, etc...Valeu!
Bjs

Follow @Izequiela