segunda-feira, 20 de junho de 2011

ARISTIDES - TURMAS 201 e 202

Olá gurizada!!!

Consegui postar o arquivo antes do previsto, heheheh...
Agora não há desculpas para não realizar as atividades!
bjs e bom feriadão!!!
TURMAS: 201 e 202 => Ah! Estas atividades são para a próxima segunda - 27 de Junho.
Física - Exercícios – EMPUXO – Teorema de Arquimedes

1. Um corpo está flutuando em um líquido. Nesse caso
(A) o empuxo é menor que o peso.
(B) o empuxo é maior que o peso.
(C) o empuxo é igual ao peso.
(D) a densidade do corpo é maior que a do líquido.
(E) a densidade do corpo é igual a do líquido

2. Uma pedra, cuja a massa específica é de 3,2 g / cm³, ao ser inteiramente submersa em determinado líquido, sofre um perda aparente de peso, igual à metade do peso que ela apresenta fora do líquido. A massa específica desse líquido é, em g / cm³: (A) 4,8 (B) 3,2 (C) 2,0 (D) 1,6 (E) 1,2

3. Um ovo colocado num recipiente com água vai até o fundo, onde fica apoiado, conforme a figura . Adicionando-se sal em várias concentrações, ele assume as posições indicadas nas outras figuras B, C, D e E .
A situação que indica um empuxo menor do que o peso do ovo é a da figura: (A) A (B) B (C) C (D) D (E) E

4. Uma esfera maciça e homogênea, de massa específica igual a 2,4 g/cm³, flutua mantendo 20% do seu volume acima da superfície livre de um líquido. A massa específica desse líquido, em g/cm³, é igual a:
(A) 1,9 (B) 2,0 (C) 2,5 (D) 3,0 (E) 12,0

5. No interior de um recipiente encontra-se um corpo em equilíbrio mergulhado num líquido de densidade 0,8 g/cm³, conforme a figura. Se este mesmo corpo for colocado em outro recipiente, contendo água (densidade igual a 1g/cm³) podemos afirmar que :
(A) o corpo irá afundar e exercer força no fundo do recipiente.
(B) o corpo continuará em equilíbrio, totalmente submerso.
(C) o corpo não flutuará.
(D) o corpo flutuará com mais da metade do volume submerso.
(E) o corpo flutuará com menos da metade do volume submerso.

6. Um objeto com massa de 10 kg e volume 0,002 m³ é colocado totalmente dentro da água.
(a) Qual o valor do peso do objeto?
(b) Qual a intensidade da força de empuxo que a água exerce no objeto?
(c) Qual o valor do peso aparente do objeto?

7. Um bloco cúbico de madeira (dc = 0,65 g/cm³), com 20 cm de aresta flutua na água. Determine a altura do cubo que permanece dentro da água.

8. Um cubo de madeira (massa específica = 0,80 g/cm³) flutua num líquido de massa específica 1,2 g/cm³. A relação entre as alturas emersa e imersa é de: (a) 2/3; (b) 2; (c) 1,5; (d) 0,5; (e) 3/2.

9. Uma esfera tem 6,0g de massa e sua massa específica vale 0,80 g/cm³. Calcule o empuxo sobre ela exercido quando estiver totalmente imersa num líquido de massa específica igual a 0,90 g/cm³, num local em que g = 9,8m/s².

10. Um corpo pesa 70 kgf. Mergulhado em água, seu peso aparente é de 40kgf. Qual a densidade do material do corpo em questão? (Lembrando que 1Kgf = 10N).

11. (clássico) Uma peça feita de alumínio e cobre pesa 76 gf. Mergulhada em água, seu peso aparente é de 56 gf. Qual o peso do alumínio contido na peça, sabendo que dAl = 2,5 e dCu = 9,0? (Lembrando que 1gf = 0,00980665000N)

12. Os icebergs são grandes blocos de gelo que vagam em latitudes elevadas, constituindo um sério problema para a navegação, sobretudo porque deles emerge uma pequena parte do total.

13. Sendo V o volume total do iceberg e densidade do gelo = 0,92 g/cm³ a massa específica do gelo, determinar a porcentagem do iceberg que aflora à superfície livre da água, considerada com massa específica 1 g/cm³.

Nenhum comentário:

Apresentação

Este blog servirá como auxílio em nossas atividades de ensino... Tanto para o ensino de Física, quanto para o de Matemática.Dúvidas, sugestões, indignações, elogios, etc... hehehe... Poderão ser postados aqui!!!!Ah, aqui também serão postados listas de exercícios, exercícios resolvidos, trabalhos, etc...Valeu!
Bjs

Follow @Izequiela