terça-feira, 15 de novembro de 2011

TURMAS: 101 e 102 - ARISTIDES


II AVALIAÇÃO DE FÍSICA - TRABALHO DE PESQUISA
PESO: 06 PONTOS
DATA DE ENTREGA: 29/11/2011
Prezado aluno, para a resolução de cada questão serão cobrados o desenvolvimento junto com as respostas; caso um destes não apareça, a questão será desconsiderada. Questões rasuradas e⁄ou com mais de uma resposta também será desconsiderada. Não esqueça as unidades de medida. Questões sem as mesmas serão consideradas erradas mesmo que os cálculos e/ou números estiverem corretos. Não esqueçam de desenhar o vetor resultante. Questões sem o desenho do mesmo serão consideradas erradas. NÃO serão aceitos trabalhos fora do prazo estes possuirão nota ZERO.                 BOA SORTE!!

1) Força em física significa _______________________________________________________________________________________________________________.

2) A afirmação a seguir é verdadeira ou falsa? Caso seja falsa, justifique.
“Os carros podem aumentar e diminuir suas velocidades graças ação de forças aplicadas pelo motor e pelo freio respectivamente.”
______________________________________________________________________________________________________________________________________.

3) O que diz a 1º Lei de Newton? Dê um exemplo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________.

4) O que diz a 3ª Lei de Newton? Dê um exemplo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________.

5) As forças são divididas em duas categorias. Quais são elas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________.

6) Complete corretamente:
a) Quando a resultante das forças que atuam em um corpo for nula, se ele estiver em repouso, _____________ em repouso (equilíbrio estático) e, se ele estiver em movimento, estará executando um movimento retilíneo ______________ (equilíbrio dinâmico).
b) Uma partícula está em equilíbrio quando as resultantes das forças que nela atuarem forem ______________.

7) Com base na questão 5, responda o que significa cada categoria de força e dê um exemplo de cada.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________.

8) Qual a unidade de medida de força? ______________________________________________________________________________________________________.

9) Numa conversa entre duas pessoas, uma diz a outra: meu peso é de 75Kg. Comente esta afirmação.
______________________________________________________________________________________________________________________________________.

10) Considere as seguintes afirmações:
I – Peso é o que medimos na balança.
II – Massa é a medida realizada com base na gravidade.
III – Massa e peso são grandezas diferentes.
IV – Peso é uma grandeza vetorial.
Podemos afirmar que estão corretas:
a) Apenas a I                                   b) Apenas a III            c) I, II e III                                       d) III e IV                     e) II e III.

11) Um astronauta tem massa 120Kg. Na Lua, onde a gravidade vale 1,6 m/s², sua massa e seu peso serão:



12) Quando um corpo está suspenso por uma corda ele possui força normal? Por quê?_________________________________________________________________.

13) O aparelho que realiza a medição de força recebe o nome de: _____________________________________________.

14) Complete a tabela a seguir corretamente:

Terra
Lua
Marte
Gravidade
10m/s²
1,6m/s²
3,3m/s²
Massa
100Kg

50Kg
Peso

10N


15) A unidade de medida da massa é _____________ e, a medida do peso é _____________.

16) Um corpo sobre uma superfície estará em equilíbrio se, e somente se, sua força _____________ for ________ (igual, diferente, maior, menor) que sua força ____________________.

17) A aceleração da gravidade na Terra é de 10m/s² e, na Lua, aproximadamente um sexto deste valor.
Uma lata de conserva cujo rótulo indica “600g” terá, na Lua, peso igual a:
Obs.: Mostre como chegou ao resultado.
a) 0,6N                          b) 1,0N                          c) 6,0N      
d) 10N                           e) 60N


18) Um balão de ar quente, de massa desprezível, é capaz de levantar uma carga de 100 kg mantendo durante a subida uma velocidade constante de 5,0 m/s. Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s², a força que a gravidade exerce (peso) no sistema (balão + carga), em Newtons, é:
Obs.: Mostre como chegou ao resultado.
a) 50                              b) 100                            c) 250
d) 500                            e) 1000


19) Não constitui uma unidade de força o:
a) newton (N)               b) dina (dyn)                c) quilômetro (Km)                        d) quilograma-força (Kgf)           

20) Assinale com X as frases corretas:
a) O peso dos corpos é maior nos pólos que no equador.
b) A força de gravidade é maior no equador que nos pólos.
c) Um corpo está mais próximo do centro da Terra no equador que nos pólos.
d) O peso de um corpo é variável, porém a quantidade de matéria (massa) que o constitui é invariável.

21) Uma tartaruga percorre trajetórias em relação à Terra com os seguintes comprimentos: 23cm; 0,66m; 0,04m e 40mm. Qual o comprimento, em cm, da trajetória total percorrida pela tartaruga? Mostre como chegou a conclusão.




22) A respeito do conceito da inércia, assinale a frase correta:  
a) Um ponto material tende a manter sua aceleração por inércia.
b) Uma partícula pode ter movimento circular e uniforme, por inércia.
c) O único estado cinemático que pode ser mantido por inércia é o repouso.
d) Não pode existir movimento perpétuo, sem a presença de uma força.
e) A velocidade vetorial de uma partícula tende a se manter por inércia; a força é usada para alterar a velocidade e não para mantê-la.
   
23) O Princípio da Inércia afirma:  
a) Todo ponto material isolado ou está em repouso ou em movimento retilíneo em relação a qualquer referencial. 
b) Todo ponto material isolado ou está em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme em relação a qualquer referencial. 
c) Existem referenciais privilegiados em relação aos quais todo ponto material isolado tem velocidade vetorial nula.  
d) Existem referenciais privilegiados em relação aos quais todo ponto material isolado tem velocidade vetorial constante.  
e) Existem referenciais privilegiados em relação aos quais todo ponto material isolado tem velocidade escalar nula.  

24) Um homem, no interior de um elevador, está jogando dardos em um alvo fixado na parede interna do elevador. Inicialmente, o elevador está em repouso, em relação à Terra, suposta um Sistema Inercial e o homem acerta os dardos bem no centro do alvo. Em seguida, o elevador está em movimento retilíneo e uniforme em relação à Terra. Se o homem quiser continuar acertando o centro do alvo, como deverá fazer a mira, em relação ao seu procedimento com o elevador parado?  
a) mais alto;
b) mais baixo;
c) mais alto se o elevador está subindo, mais baixo se descendo;
d) mais baixo se  o elevador estiver descendo e mais alto se descendo;
e) exatamente do mesmo modo.   

25) As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:  
a) Primeira Lei de Newton;
b) Lei de Snell;
c) Lei de Ampère;
d) Lei de Ohm;
e) Primeira Lei de Kepler.   

26) Uma folha de papel está sobre a mesa do professor. Sobre ela está um apagador. Dando-se, com violência, um puxão horizontal na folha de papel, esta se movimenta e o apagador fica sobre a mesa. Uma explicação aceitável para a ocorrência é: 
a) nenhuma força atuou sobre o apagador;
b) a resistência do ar impediu o movimento do apagador;
c) a força de atrito entre o apagador e o papel só atua em movimentos lentos;
d) a força de atrito entre o papel e a mesa é muito intensa;
e) a força de atrito entre o apagador e o papel provoca, no apagador, uma aceleração muito inferior à da folha de papel. 


Nenhum comentário:

Apresentação

Este blog servirá como auxílio em nossas atividades de ensino... Tanto para o ensino de Física, quanto para o de Matemática.Dúvidas, sugestões, indignações, elogios, etc... hehehe... Poderão ser postados aqui!!!!Ah, aqui também serão postados listas de exercícios, exercícios resolvidos, trabalhos, etc...Valeu!
Bjs

Follow @Izequiela