terça-feira, 26 de março de 2013

Aristides Germani - 201, 202, 203, 204 e 205 - REVISÃO


EXERCÍCIOS DE REVISÃO – FÍSICA – PRESSÃO e DENSIDADE – 1º TRIMESTRE

1) Uma força de intensidade 2N é aplicada perpendicularmente a uma superfície através de um pino de 1 mm² de área. Determine a pressão, em N/m², que o pino exerce sobre a superfície.

2) Um tijolo tem dimensões 5 x 10 x 20 cm e massa 200g. Determine as pressões, expressas em N/m² que ele pode exercer quando apoiado sobre uma superfície horizontal. Adote g = 10m/s².

3) A cápsula de um toca discos tem 2 g de massa e a ponta de agulha apresenta área igual a 10-6 cm². Determine a pressão que a agulha exerce sobre o disco, expressa em N/m². Adote, para a aceleração da gravidade, o valor g = 10m/s².

4) (Faap-SP) Uma banqueta de três pernas pesa 50 newtons e cada perna tem seção reta de área 5 cm². Subindo nela uma pessoa tem peso de 700 newtons, qual será a pressão que cada perna exercerá no chão?

5) Um paralelepípedo de massa de 5 kg tem 2 m de comprimento, 0,5 m de largura e 0,2 m de altura. Sendo g = 10m/s², determine as pressões que esse paralelepípedo pode exercer quando apoiado sobre uma superfície horizontal.

6) Quando você toma um refrigerante em um copo com um canudo, o líquido sobe pelo canudo, porque:
a) a pressão atmosférica cresce com a altura, ao longo do canudo;
b) a pressão no interior da sua boca é menor que a densidade do ar;
c) a densidade do refrigerante é menor que a densidade do ar;
d) a pressão em um fluido se transmite integralmente a todos os pontos do fluido;
e) a pressão hidrostática no copo é a mesma em todos os pontos de um plano horizontal.

7) Um reservatório da COPASA, situado no alto do bairro Queluz, em Lafaiete, possui uma altura de aproximadamente 20m. Qual a pressão efetiva que o chão irá sustentar quando o reservatório estiver completamente cheio? Dados: massa específica da água: µ=1x103kg/m3; aceleração da gravidade g=10m/s2.

8) A figura mostra três vasos V1, V2 e V3 cujas bases têm a mesma área. Os vasos estão cheios de líquidos l1, l2 e l3 até uma mesma altura. As pressões no fundo dos vasos são P1, P2 e P3, respectivamente. Com relação a essa situação é correto afirmar que:

a) P1 = P2 = P3 somente se os líquidos l1, l2 e l3 forem idênticos.
b) P1 = P2 = P3 quaisquer que sejam os líquidos l1, l2 e l3 .
c) P1 > P2 > P3 somente se os líquidos l1, l2 e l3 forem idênticos
d) P1 > P2 > P3 quaisquer que sejam os líquidos l1, l2 e l3 .

9) Um tijolo de peso 32 N tem dimensões 16 cm x 8,0 cm x 4,0 cm. Quando apoiado
em sua face de menor área, qual a pressão, em atm, que ele exerce na superfície de apoio?

10) Um gás encontra-se contido sob pressão de 5,0·10³ N/m² no interior de um recipiente cúbico, cujas faces possuem uma área de 2,0 m². Qual é o módulo da força média exercida pelo gás sobre cada face do recipiente?

11) Uma abelha consegue cravar seu ferrão no braço de uma pessoa, embora a força aplicada pelo ferrão seja muito pequena. Por que ela consegue perfurar a pele do braço?

12) A camada gasosa que envolve a Terra exerce pressão sobre a superfície terrestre e sobre todos os corpos nela situados. Segundo Evangelista Torricelli, a pressão  atmosférica, ao nível do mar, equivale a 760 mmHg. Com base nessas informações, se um barômetro indica, para a pressão atmosférica, o valor 70 cmHg, é possível que esse instrumento esteja situado:
a) Em uma estação meteorológica qualquer.
b) No alto de uma montanha.
c) Em um posto salva-vidas à beira mar.
d) Em um navio ancorado em um ponto qualquer.
e) No terraço de um prédio de três andares, construído numa cidade litorânea.
13) (FUVEST) Os chamados "Buracos Negros", de elevada densidade, seriam regiões do Universo capazes de absorver matéria, que passaria a ter a densidade desses Buracos. Se a Terra, com massa da ordem de 1027g, fosse absorvida por um "Buraco Negro" de densidade 1024 g/cm3, ocuparia um volume comparável ao de: Por quê?
a) de um nêutron
b) de uma gota d'água
c) de uma bola de futebol
d) da Lua
e) do Sol

14) (PUC - PR) Um trabalho publicado em revista científica informou que todo o ouro extraído pelo homem, até os dias de hoje, seria suficiente para encher um cubo de aresta igual a 20 m. Sabendo que a massa específica do ouro é, aproximadamente, de 20 g/cm3, podemos concluir que a massa total de ouro extraído pelo homem, até agora, é de, aproximadamente (de a resposta em Kg):

15)  Qual é o valor da massa específica média da Terra, se o seu volume vale aproximadamente 20x1019m3 e sua massa vale 6x1024kg?

16)  (UNIPAC-97) A densidade do alumínio é 2,7 g/cm3. Isso significa que um cubo maciço de alumínio com aresta de 0,8m terá massa de:

17)  A densidade do cobre é 8,9.10³ Kg/m³. Qual é a massa de um cubo maciço e homogêneo de cobre, de 20cm de aresta?

18)  Sabendo que a densidade da água é 1g/cm³; do gelo 0,9g/cm³; do álcool 0,7g/cm³ e do óleo 0,8g/cm³, em quais líquidos o gelo afunda e em quais líquidos ele flutua? Por quê?

19) Uma sala tem as seguintes dimensões: 4m x 5m x 3m. A densidade do ar é de 1,2 kg/m³. O peso do ar na sala, em Newton, é?

20) Contam os livros, que o sábio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada ______________________.

21) Um ovo colocado num recipiente com água vai até o fundo, onde fica apoiado, conforme a figura . Adicionando-se sal em várias concentrações, ele assume as posições indicadas nas outras figuras B, C, D e E .
A situação que indica um empuxo menor do que o peso do ovo é a da figura
(A) A               (B) B               (C) C               (D) D               (E) E







Apresentação

Este blog servirá como auxílio em nossas atividades de ensino... Tanto para o ensino de Física, quanto para o de Matemática.Dúvidas, sugestões, indignações, elogios, etc... hehehe... Poderão ser postados aqui!!!!Ah, aqui também serão postados listas de exercícios, exercícios resolvidos, trabalhos, etc...Valeu!
Bjs

Follow @Izequiela