domingo, 21 de agosto de 2011

ARISTIDES - Trabalho Avaliativo - Turma 103 e 101

Olá pessoal!!!!

A seguir segue trabalho avaliativo de física para o 2º trimestre.
Assunto: Queda dos corpos
Datas de entrega e peso:
Turma 101 => 30 de agosto - peso 5 pontos
Turma 103 => 31 de agosto - peso 7 pontos
Bjs e bom trabalho!


I TRABALHO AVALIATIVO DE FÍSICA - 2º Trimestre
1)      Complete o texto corretamente:

Quando lançamos um corpo verticalmente para ________ notamos que ele sobe até uma certa altura e depois ______ porque é atraído pela Terra, o mesmo acontece quando  largamos um corpo de determinada altura. Os corpos são atraídos pala _______ porque em torno dela há uma região chamada ________  _______________ exercendo atração sobre eles. 
Vamos fazer o seguinte experimento:
Pegue a sua borracha e uma folha de papel e largue as duas de uma mesma altura ao mesmo tempo. Quem chegou primeiro? __________________________.
Agora amasse bem a folha de papel e repita o experimento. E agora houve muita diferença de tempo entre as quedas ou os dois objetos caíram praticamente juntos? Por quê?
________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________.

Se não houvesse a resistência do ar, todos os corpos, de qualquer peso ou forma, abandonados da mesma altura, nas proximidades da superfície da Terra, levariam o mesmo ___________ para atingir o solo. Esse movimento é conhecido como ______________  ______________. O movimento de queda livre é uniformemente ________________ (acelerado ou retardado). A trajetória é retilínea, vertical e a aceleração é a mesma para todos os corpos, a aceleração da gravidade, cujo valor é, aproximadamente, _______________. 

Atenção: Denomina-se queda livre o movimento de subida ou descida que os corpos realizam no ___________ ou quando desprezamos a _______________ do ______.

Funções do Movimento de Queda Livre

No movimento de queda livre, a trajetória é retilínea e a aceleração _______________. Trata-se portanto de um movimento retilíneo ____________  _________, e as funções que descrevem o movimento de queda livre são as mesmas que descrevem o MRUV, com a diferença que a queda livre ocorre sempre no eixo vertical.

Como a aceleração da gravidade é orientada verticalmente para ______ (sentido oposto ao sentido positivo do eixo que atribuímos no nosso sistema de referência), terá seu valor sempre negativo.

Fórmulas a serem utilizadas:


Lançamento Vertical

            Quando atiramos um objeto para cima, ele sobe para sempre ou depois de um tempo ele desce?
_________________________________________________________________________________________.

Costuma-se chamar de lançamento vertical o lançamento de um projétil lançado verticalmente para _____________,quando desprezamos a resistência do ar ou quando o lançamento é no vácuo. Trata-se de um movimento de queda livre. Assumindo o mesmo sistema de referência que adotamos anteriormente, neste caso a gravidade continua orientada para baixo, podemos usar as mesmas funções que descrevem o movimento de queda livre para descrever o lançamento vertical. Dessa forma a velocidade do projétil será _________, vai decrescendo em módulo até o objeto _______ ( quando inverte o sentido do movimento) onde sua velocidade é ___________, mas a aceleração da gravidade continua sendo a mesma! Depois da inversão do movimento a velocidade passa a ser ______________ (orientada para baixo) e aumenta em módulo.

Nenhum comentário:

Apresentação

Este blog servirá como auxílio em nossas atividades de ensino... Tanto para o ensino de Física, quanto para o de Matemática.Dúvidas, sugestões, indignações, elogios, etc... hehehe... Poderão ser postados aqui!!!!Ah, aqui também serão postados listas de exercícios, exercícios resolvidos, trabalhos, etc...Valeu!
Bjs

Follow @Izequiela