domingo, 21 de agosto de 2011

ARISTIDES - Trabalho Avaliativo - Turmas 201 e 202

Olá pessoal,

Segue o trabalho sobre dilatação térmica para vocês realizarem e entregarem dia:
Turma 201 => 30 de Agosto
Turma: 202 => 29 de agosto
Bjs e bom trabalho!


I TRABALHO AVALIATIVO DE FÍSICA - 2º Trimestre
Peso: 7 pontos

1) (UEL-PR) O coeficiente de dilatação linear do aço é 1,1 x 10-5 ºC-1. Os trilhos de uma via férrea têm 12m cada um na temperatura de 0ºC. Sabendo-se que a temperatura máxima na região onde se encontra a estrada é 40ºC, o espaçamento mínimo entre dois trilhos consecutivos deve ser, aproximadamente, de:
2) (UELON-PR) O volume de um bloco metálico sofre um aumento de 0,60% quando sua temperatura varia de 200ºC. O coeficiente de dilatação de dilatação linear médio desse metal, em ºC-1,vale: (Dê a resposta em notação científica).
3)(UNIRIO) Um bloco de certo metal tem seu volume dilatado de 200cm3 para 206cm3, quanto sua temperatura aumenta de 20ºC para 520ºC. Se um fio deste mesmo metal, tendo 10cm de comprimento a 20ºC, for aquecido até a temperatura de 520ºC, então seu comprimento em centímetro passará a valer:
4) (UDESC) Um recipiente para líquidos com capacidade para 120 litros, é completamente cheio a uma temperatura de 10°C. Esse recipiente é levado para um local onde a temperatura é de 30°C. Sendo o coeficiente de dilatação volumétrica do líquido igual a 1,2 x 10-3 (°C)-1, e considerando desprezível a variação de volume do recipiente, a quantidade de líquido derramado em litros é:
5) (PUC-SP) A tampa de zinco de um frasco de vidro agarrou no gargalo de rosca externa e não foi possível soltá-la. Sendo os coeficientes de dilatação linear do zinco e do vidro, respectivamente, iguais a 30.10-6 ºC-1 e 8,5.10-6ºC-1, como proceder?
Justifique sua resposta. Temos à disposição um caldeirão com água quente e outro com água gelada.
6) (FEI-SP) Um mecânico deseja colocar um eixo no furo de uma engrenagem e verifica que o eixo tem diâmetro um pouco maior que o orifício na engrenagem. O que você faria para colocar a engrenagem no eixo?
a) aqueceria o eixo.
b) resfriaria o eixo e aqueceria a engrenagem.
c) aqueceria a engrenagem e o eixo.
d) resfriaria a engrenagem e o eixo.
e) resfriaria a engrenagem e aqueceria o eixo.
7) (Anhembi-Morumbi-SP) A dilatação térmica está presente nas situações mais inesperadas. Leia o texto seguinte e responda a pergunta final. "O Cristo redentor, estátua símbolo da cidade do Rio de Janeiro. recebe sol pela frente no período da manhã." Com base nessa  informação,  podemos dizer que:
a) pela manhã a estátua se inclina perra a frente a fim de cumprimentar o turista. 
b) pela manhã a estátua se inclina para trás devido ao aquecimento sofrido na parte frontal. 
c) ao entardecer a estátua se inclina para trás. 
d) ao entardecer a estátua se inclina lateralmente para não cair. 
e) a estátua não se inclina porque o fluxo de calor ocorre instantaneamente.

Nenhum comentário:

Apresentação

Este blog servirá como auxílio em nossas atividades de ensino... Tanto para o ensino de Física, quanto para o de Matemática.Dúvidas, sugestões, indignações, elogios, etc... hehehe... Poderão ser postados aqui!!!!Ah, aqui também serão postados listas de exercícios, exercícios resolvidos, trabalhos, etc...Valeu!
Bjs

Follow @Izequiela