segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ARISTIDES GERMANI - TURMA 301 e 302


1ª LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA – 3º Trimestre

1) Tendo em vista os inconvenientes da vasta gama de modelos que circulam no mercado, associado a aspectos de eficiência do dispositivo e segurança, em 2004 foi assinada uma portaria que prevê a substituição dos modelos existentes pelo novo padrão brasileiro de plugues e tomadas, passando a existir apenas um modelo único.
No dia 1.º de janeiro de 2011, venceu o prazo para que o comércio varejista deixe de vender plugues e tomadas do modelo antigo e a etapa final está prevista para 1.º de julho de 2011, quando vence o prazo para que o comércio varejista pare de vender aparelhos eletroeletrônicos com o plugue antigo. Com essa mudança, surge um novo problema: o uso abusivo do benjamim, o famoso “T".
Para seu uso, é preciso observar alguns cuidados como.
- Usar em locais onde haja ventilação permanente.
- Não deixar perto de aparelhos que esquentam muito.
- Não permitir que crianças fiquem próximas deles.
- Secar bem as mãos antes de ligar uma tomada ou benjamim e nunca desligar um aparelho puxando-o pelo fio.
Mas o mais importante é não usar o benjamim em caráter definitivo, pois pode sobrecarregar o sistema, dando origem a princípios de incêndio e a problemas nas instalações elétricas.
Sem esses conhecimentos, uma dona de casa liga um benjamim na tomada de 110 V e nele alguns aparelhos elétricos que funcionam nesta voltagem. 
- uma televisão de 29” de 200 W
- um secador de cabelo de 1.500 W
- um aparelho de som de 110 V e 4A
Se no benjamim vem a orientação.
Tensão máxima: 130 V
Corrente elétrica máxima: 15 A
Pode-se afirmar que:
A) a ligação não corre risco, já que a corrente elétrica máxima do sistema não chega a 15 A.
B) a ligação não corre risco, pois os aparelhos ligados são todos de 110 V, abaixo do valor máximo suportado pelo benjamim.
C) a ligação corre risco, pois em um benjamim não se pode ligar mais de dois aparelhos elétricos.
D) a ligação corre risco, pois no benjamim passará uma corrente elétrica maior que o valor máximo permitido.
E) não se pode avaliar o que acontece, pois não se sabe a potência do aparelho de som. 

2) Um homem de 22 anos morreu depois de ser eletrocutado por um peixe-elétrico em um rio, a 130 km de Belém, no Pará. O balneário Levi, onde ocorreu o acidente, é um dos pontos turísticos mais frequentados na cidade de Moju.
A vítima e os parentes se divertiam no balneário, quando ele decidiu dar um mergulho. A família não se preocupou porque o rapaz sabia nadar, mas em pouco tempo ele simplesmente desapareceu na água.
Quando o corpo foi retirado do rio, as pessoas que frequentam o lugar começaram a desconfiar que ele poderia ter sido vítima de um poraquê — também conhecido como peixe-elétrico.
Disponível em:
O poraquê pode chegar a dois metros de comprimento e 20 kg. Seu corpo é alongado e cilíndrico.
O nome poraquê, na língua tupi, significa "o que coloca para dormir". Na verdade, esse peixe não poderia ter nome melhor.
Ele possui células musculares capazes de produzir energia (eletrogênese) e captá-la (eletrorrecepção). Essas células, chamadas eletrócitos ou eletroplacas, encontram-se na cauda do animal que corresponde a 90% de seu corpo.
Os eletrócitos possuem forma de discos que estão dispostas em uma sequência similar a uma associação em série de pilhas elétricas produzindo cada uma 0,15 volt.
Um peixe-elétrico adulto pode ter cerca de dez mil eletroplacas.
De acordo com os dados do texto, pode-se afirmar que um poraquê adulto é capaz de produzir uma tensão de _________ , e se a resistência elétrica de cada eletrócito for 0,05 W, sua corrente de curto-circuito será ______.
A alternativa que completa corretamente as lacunas do texto é:
A) 0,15 V e 0,003 A
B) 15.000 V e 300 A
C) 1.500 V e 0,003 A
D) 1500 V e 3 A
E) 0,05 V e 3 A  

3) A instalação elétrica de uma residência utiliza um circuito elétrico em paralelo, em que todos os equipamentos têm a mesma tensão. Quando o equipamento é ligado, ocorre variação na corrente elétrica do circuito, que é diretamente proporcional à potência (P) do aparelho. Observe a figura:
 
Indique, em ordem crescente, as variações nas correntes elétricas causadas por esses eletrodomésticos.
a) A, B, C, D
b) B, A, C, D
c) D, C, A, B
d) D, C, B, A
e) A, D, C, B




4) Nos choques elétricos, as correntes que fluem através do corpo humano podem causar danos biológicos que,  de acordo com a intensidade da corrente, são classificados segundo a tabela abaixo:
Considerando que a resistência do corpo em situação normal é da ordem de 1500Ω, em qual das faixas acima se enquadra uma pessoa sujeita a uma tensão elétrica de 220 V?
 a) I
 b) II
 c) III
 d) IV
 e) V


5) Complete:
a) A tensão é medida em ________. O símbolo desta unidade de medida é: _____.
b) O sinônimo da palavra tensão também pode ser: _________________ ou ddp.
c) A ddp (diferença de potencial) é medida em ___________.
d) Sabe-se que a corrente elétrica pode causar vários danos ao nosso organismo, até mesmo a morte. Mas, qual a unidade de medida da corrente elétrica? ______________.
e) As leis de Ohm são muito conhecidas por apresentarem um símbolo bem característico. Qual é este símbolo? _______.

6) Em um laboratório de eletricidade, um fio condutor ôhmico (fig. 1) foi submetido a diversas voltagens, utilizando-se uma fonte de tensão DC regulável. Medindo-se os valores dessas voltagens e da corrente que cada uma delas estabeleceu no condutor, utilizando, respectivamente, um voltímetro e um amperímetro ideais, obteve-se o gráfico (fig. 2) da voltagem em função da corrente. O valor da resistência desse condutor ôhmico é:
a) 1,0.10-2 Ω       b) 5,0.10-1 Ω       c) 1,0.10² Ω         d) 5,0.10¹ Ω

7) Sabendo que a intensidade da corrente elétrica que passa por um resistor de resistência 8Ω é de 16A., calcule a tensão entre os terminais desse resistor.

8) A resistência elétrica de um fio de  300 m de comprimento e de 0,3 cm de diâmetro é de 20Ω. Determine a resistência elétrica de um fio de mesmo material com diâmetro de 0,6 cm e comprimento 150 m.

9) A tabela abaixo indica os valores de corrente elétrica e seus respectivos efeitos em seres humanos. A resistência elétrica de uma pessoa varia de 1000  Ω a 500 000  Ω, dependendo das condições (umidade, salinidade, etc) no local de contato elétrico. 
 
Considere que uma pessoa com resistência elétrica de 100 000 Ω leva um choque em uma rede elétrica de 120 V. A sensação produzida pela corrente na pessoa é:
a) perceptível mas indolor.
b) dor sem espasmo.
c) espasmo sem perda do controle muscular.
d) perda do controle muscular sem ser fatal.

 10) UNISA) Um condutor de cobre apresenta 1,0km de comprimento por 10mm2 de secção e uma  resistividade de 0,019Ω/mm2. Aplicando-se uma diferença de potencial de 38V, que intensidade de corrente elétrica irá percorrer o fio?
a) 10A                  b) 20A                 c) 30A                  d) 40A                 e) 50ª

11) (PUC) Dois fios condutores F1 e F2 têm comprimentos iguais e oferecem à passagem da corrente elétrica a mesma resistência. Tendo a secção transversal de F1 o dobro da área da de F2 e chamando p1 e p2, respectivamente, os coeficientes de resistividade de F1 e F2, a razão p1/p2 tem valor:  
a) 4        b) 2        c) 1        d) ½       e) ¼  

12) (UFBA) O valor da resistência elétrica de um condutor ôhmico não varia, se mudarmos somente:  
a) o material de que ele é feito;                   b) seu comprimento;                       c) a diferença de potencial a que ele é submetido;
d) a área de sua secção reta;                        e) a sua resistividade. 

13) (MED. VIÇOSA) Se um resistor de cobre tiver o seu comprimento e o seu diâmetro duplicado, a resistência:  
a) é multiplicada por quatro;         b) permanece a mesma;                  c) é dividida por dois;
d) é multiplicada por dois;            e) é dividida por quatro.  

14) (UEPA) Os choques elétricos produzidos no corpo humano podem provocar efeitos que vão desde uma simples dor ou contração muscular, até paralisia respiratória ou fibrilação ventricular. Tais efeitos dependem de fatores como a intensidade de corrente elétrica, duração, resistência da porção do corpo envolvida. Suponha, por exemplo, um choque produzido por uma corrente de apenas 4mA e que a resistência da porção do corpo envolvida seja de 3000W. Então, podemos afirmar que o choque elétrico pode ter sido devido ao contato com: 
a) Uma pilha grande 1,5V.
b) Os contatos de uma lanterna contendo uma pilha grande 6,0V.
c) Os contatos de uma bateria de automóvel de 12V.
d) Uma descarga elétrica produzida por um raio num dia de chuva.
e) Os contatos de uma tomada de rede elétrica de 120V.  

15) (UEL - PR) Três condutores X, Y e Z foram submetidos a diferentes tensões U e, para cada tensão, foi medida a respectiva corrente elétrica I, com a finalidade de verificar se os condutores eram ôhmicos. Os resultados estão na tabela que segue: 
condutor X
condutor Y
condutor Z
 I(A)
U(V)
I(A)
U(V)
I(A)
U(V)
0,30
1,5
0,20
1,5
7,5
1,5
0,60
3,0
0,35
3,0
15
3,0
1,2
6,0
0,45
4,5
25
5,0
1,6
8,0
0,50
6,0
30
6,0
De acordo com os dados da tabela, somente:  
 a) o condutor X é ôhmico;       b) o condutor Y é ôhmico;       c) o condutor Z é ôhmico;
 d) os condutores X e Y são ôhmicos;                                                    e) os condutores X e Z são ôhmicos.

16) Sabendo que a intensidade da corrente elétrica que passa por um resistor de resistência 4W é de 8 A., calcule a tensão entre os terminais desse resistor.

17) Uma serpentina de aquecimento, ligada a uma linha de 110V, consome 5 A . Determinar a resistência dessa serpentina.

18) A resistividade do cobre é 1,7x10-8 W m. Ache a resistência de um fio de cobre de 4m de comprimento e 0,04 cm² de área de secção transversal.

19) Um fio de ferro de comprimento de 2m tem resistência 5Ω. Sabendo que a resistividade elétrica do ferro é 10,0 x 10 -8 Ω m, determine a área de sua secção transversal.

20) Dois fios, A e B, de mesmo material, têm, respectivamente, comprimentos X e 2X e área de secção transversal a e 4a. Sendo Ra e Rb suas resistências elétricas, calcule a relação Ra/Rb.

21) O filamento de tungstênio de uma lâmpada tem resistência de 40Ω a 20°C. Sabendo que sua secção transversal mede 0,20 mm² e que a resistividade vale 5,51µΩm, determine o comprimento do filamento.

22) Quando a corrente elétrica atravessa o corpo humano, ela provoca contrações musculares. É o que denominamos de choque elétrico. O valor mínimo da corrente que consegue perceber é da ordem de 1mA. O valor que pode ocasionar a morte é maior do que 10mA. Se uma pessoa levar um choque de uma rede com voltagem de  200V, a sua resistência  mínima para que ela não corra risco de morte será:
a) 200Ω            b) 2000Ω             c) 20000Ω           d) 2 Ω           e) 20Ω

24) Sabe-se que diferenças de potencial relativamente pequenas podem causar graves danos ao corpo humano, dependendo da resistência oferecida por este à passagem da corrente elétrica. O valor dessa resistência pode variar entre, aproximadamente 100kΩ, para a pela seca, e cerca de 1,00kΩ, para a pele molhada. Frequentemente, pessoas levam choques elétricos ao tocarem em chuveiros mal instalados. O choque, que pode ser inofensivo, se a pessoa estiver com seco, pode também ter graves conseqüências, e até levar à morte, quando o corpo estiver molhado.
As correntes que passariam pelo corpo da pessoa que fosse submetida
a uma diferença de potencial de 120 V com o corpo seco ou molhado
seriam, respectivamente:
a) 120 mA e 1,20.105 A        b) 120mA e 1,20mA        c) 120A e 1,20A                          d) 1,20mA e 1,20.103 A
e) 1,20mA e 120mA

25) Medidas da corrente elétrica em função da diferença de potencial aplicada foram realizadas em dois resistores de metais diferentes, encontrando-se os resultados relacionados abaixo. Durante as medidas a temperatura dos resistores foi mantida constante.
 
Nestas condições são feitas as afirmativas:
I. Somente o resistor 1 obedece à lei de Ohm.
II. Somente o resistor 2 obedece a lei de Ohm.
III. Um dos resistores tem resistência elétrica com valor de 4,36 Ω
é (São) verdadeira(s):
a) I             b) II            c) III           d) I e III           e) II e III

 26) Um chuveiro elétrico é construído para uma ddp de 220V, dissipando, então, potência igual a 2,00K. Por engano, submete-se o chuveiro a ddp igual a 110V. Admitindo que a resistÇencia elétrica do chuveiro permaneça invariável, a potência que ele dissipa passa a ser, em KW:
a) 0,50                 b) 1,00                 c) 2,00                 d) zero                 e) 2,50

27) Uma torneira elétrica dissipa uma potência P ao sr ligada sob ddp de 220V. Para que dissipe a mesma potência P ao ser ligada sob ddp de 110V, sua resistência elétrica deve ser:
a) conservada.                   b) reduzida à metade.                     c) duplicada.                     d) reduzida à quarta parte.
e) quadriplicada.

28) Uma torneira elétrica tem as seguintes especificações: 1100 – 110V. Determine:
a) a intensidade da corrente que deve circular pela sua resistência quando corretamente ligada;
b) o valor de sua resistência;
c) Se ligada 1h por dia todos os dias do mês, qual o custo mensal gasto pela utilização desta torneira?

29) a) Qual a resistência de uma lâmpada de 220V e 60?
b) Supondo que a resistência varia pouco com a temperatura, qual potência dissipada quando a lâmpada é ligada a uma tomada de 110V?

30) Qual a diferença entre lâmpada incandescente e lâmpadas “frias”?

31) O que vem a ser uma “serpentina” na física?

32) Realizar este exercício em sala de aula.
Analisar as lâmpadas de sua sala de aula e calcular o custo mensal gasto pelas mesmas.

Obs.: Para realizar os exercícios que cobram o “custo”, considere o KWh igual a R$0,56.

Nenhum comentário:

Apresentação

Este blog servirá como auxílio em nossas atividades de ensino... Tanto para o ensino de Física, quanto para o de Matemática.Dúvidas, sugestões, indignações, elogios, etc... hehehe... Poderão ser postados aqui!!!!Ah, aqui também serão postados listas de exercícios, exercícios resolvidos, trabalhos, etc...Valeu!
Bjs

Follow @Izequiela