quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ARISTIDES GERMANI - TURMAS: 101, 102 e 103


Olá galerinha!!!
Abaixo seguem as duas listas de exercícios que quero que tragam impressas para a próxima aula.
Não é para fazer em casa!!!! É para fazer na aula.
Obs.: Os alunos da turma 102 deverão imprimir APENAS a LISTA 2, pois a lisa 1 vocês já fizeram.
Quem não puder imprimir, peço que tirem cópia dos colegas e aviso que, na aula, todos deverão ter as listas em mãos.
Bom final de semana!
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LISTA 1 - EXERCÍCIOS DE FÍSICA – VETORES e GRANDEZAS

01. Um projétil é lançado com uma velocidade de módulo 20 m/s e formando com o plano horizontal um ângulo de 60°. Calcule os componentes horizontal e vertical da velocidade.
02. (INATEL) Dois corpos A e B se deslocam segundo trajetória perpendiculares, com velocidades constantes, conforme está ilustrado na figura adiante.
 
As velocidades dos corpos medidas por um observador fixo têm intensidades iguais a: VA = 5,0 (m/s) e VB = 12 (m/s). Quanto mede a velocidade do corpo A em relação ao corpo B? 
03. (UnB) São grandezas escalares todas as quantidades físicas a seguir, EXCETO: 
      a) massa do átomo de hidrogênio;
      b) intervalo de tempo entre dois eclipses solares;
      c) peso de um corpo;
      d) densidade de uma liga de ferro;
      e) n.d.a.  

04. (UEPG - PR) Quando dizemos que a velocidade de uma bola é de 20 m/s, horizontal e para a direita, estamos definindo a velocidade como uma grandeza:
      a) escalar       b) algébrica       c) linear       d) vetorial       e) n.d.a.  

05. (UFAL) Considere as grandezas físicas: 
      I.   Velocidade       II.  Temperatura       III. Peso       IV. Deslocamento      V.  Força 
      Destas, a grandeza escalar é:
      a) I       b) II       c) III       d) IV       e) V  

06. (CESGRANRIO) Das grandezas citadas nas opções a seguir assinale aquela que é de natureza vetorial: 
      a) pressão       b) força       c) velocidade      d) campo elétrico       e) temperatura

07. (FESP) Num corpo estão aplicadas apenas duas forças de intensidades 12N e 8,0N. Uma possível intensidade da resultante será: 
      a) 2,0N       b) 3,0N       c) 10N       d) zero       e) 21N  

09. (UFAL) Uma partícula está sob ação das forças coplanares conforme o esquema abaixo. A resultante delas é uma força, de intensidade, em N, igual a: 
       a) 110       b) 70       c) 60       d) 50       e) 30  

 10. (ACAFE) Os módulos das forças representadas na figura são F1 = 30N, F2 = 20 N e F3 = 10N. Determine o módulo da força resultante:
 
      a) 14,2 N
      b) 18,6 N
      c) 25,0 N
      d) 21,3 N
      e) 28,1 N



 
LISTA 2 - EXERCÍCIOS DE FÍSICA - VETORES
1) Que características de um vetor precisamos conhecer para que ele fique determinado?
2) O que são vetores iguais? E vetores opostos? Dê exemplo de cada um deles.
3) Calcule o módulo do vetor resultante do vetor a e b em cada caso abaixo.
4) Qual o vetor soma de dois vetores perpendiculares entre si cujos módulos são 6 e 8 unidades?
5) Calcule o ângulo formando por dois vetores de módulos 5 unidades e 6 unidades e cujo vetor resultante tem módulo raiz de 61 unidades?
6) Determine o módulo de dois vetores, a e b, perpendiculares entre si e atuantes, num mesmo ponto, sabendo que seus módulos estão na razão de 3/4 e que o vetor soma de a e b tem módulo 10.
7) Observe a figura: 
Qual o módulo, direção e sentido do vetor R, em cada caso:
(Considere cada letra abaixo como um vetor).
a) R = a + b           b) R = d + e            c) R = a + d
d) R = c + d           e) R = c + d + e     
f) R = a + c + d

8) A soma de dois vetores de um módulo diferente pode ser nula? Tente explicar.
9) Quais as condições para que o módulo do vetor resultante de dois vetores, não nulos, seja igual a zero?
10) Considere a figura abaixo. Sabendo que a = 4 m, b = 6 m e cos 30º = 0,8, calcule o módulo do vetor diferença (3a - 2b).
(Ver desenho em sala de aula)
11) Determine o módulo das componentes de um vetor de módulo 4 m que forma um ângulo de 30º com a vertical. Adote raiz de 3 = 1,7.
12) Um projétil é atirado com velocidade de 400 m/s fazendo um ângulo de 45º com a horizontal. Determine as componentes vertical e horizontal da velocidade do projétil.
13) Um vetor velocidade é decomposto em dois outros perpendiculares entre si. Sabendo-se  que o módulo do vetor velocidade é 10 m/s e que uma das componentes é igual a 8 m/s, determine o módulo do vetor correspondente à outra componente.
14) Dados os vetores a, b, c, d, e, abaixo representado, obtenha graficamente os vetores x e y .
a) x = a + b + d           b) y = 2b - d + e

15) Um jovem caminha 100 metros para norte; em seguida, orienta-se para o leste e caminha mais 50 metros. Determine o módulo do deslocamento resultante.
16) Qual a diferença entre direção e sentido?
17) Um automóvel se desloca 6 km para norte e, em seguida, 8 km para o leste. Determine a  intensidade do vetor deslocamento.
18) Qual a diferença entre vetor velocidade e velocidade escalar?
19) Por que é importante o estudo do cálculo vetorial na física?
20) Velocidade escalar média e velocidade média são a mesma coisa? Justifique.

21) A figura abaixo é constituída de nove quadrados congruentes (de mesmo tamanho). Decidir se é verdadeira ou falsa cada uma das seguintes afirmações:


2 comentários:

audacil pereira disse...

bom dia
é um prazer imenso esta escrevendo isso
mas gostaria de ver esses exercicios resolvidos passo a passo
grato pela compreensão

Joao Paulo Castro disse...

boa noite queria ver os exercícios
resolvidos obrigado

Apresentação

Este blog servirá como auxílio em nossas atividades de ensino... Tanto para o ensino de Física, quanto para o de Matemática.Dúvidas, sugestões, indignações, elogios, etc... hehehe... Poderão ser postados aqui!!!!Ah, aqui também serão postados listas de exercícios, exercícios resolvidos, trabalhos, etc...Valeu!
Bjs

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