CAVALHEIRO ARISTIDES GERMANI
PLANO DE TRABALHO/2012
ENSINO MÉDIO
Série:
1ª Série Turma: 101, 102, 103,
104, 105 e 106.
Professora: Izequiela
Franceschet
Componente
curricular: FÍSICA
Conteúdos de Ensino
1° Trim
1 - Introdução
1.1 – O que é a física;
1.2 – Divisões da física;
1.3 – Sistema Internacional de Unidades
(SI);
1.4 – Notação Científica.
2 – Cinemática Escalar e
Vetorial
2.1 – Deslocamento e espaço percorrido;
2.2 – Velocidade média;
2.3 – Aceleração
2.4 - Movimento Uniforme
2.4.1 - Funções;
2.4.2 – Gráficos.
2° Trim
2.5
– Movimento Uniformemente Variado
2.5.1 - Funções;
2.5.2 - Gráficos.
2.6 - Queda dos Corpos
2.6.1 – Lançamento Vertical para
cima;
2.6.2 – Lançamento Vertical para
baixo.
2.7 - Vetores
2.7.1 – Representação;
2.7.2 – Operações com vetores.
2.8 – Movimento Circular
2.8.1 – Frequência e Período
3° Trim
3 – Dinâmica
3.1 – 1ª Lei de Newton – Inércia;
3.2 - 2ª Lei de Newton – Ação e Reação;
3.3 – Lei de Hooke;
3.4 - 3ª Lei de Newton – Atrito;
3.5 – Força de Atrito;
3.6 – Força Centrípeta.
3.7 – Gravitação Universal.
3.7.1 – Leis de Kepler;
3.7.2 – Leis da gravitação
universal;
3.7.3 – Aceleração da gravidade.
3.8 -
Energia
|
Procedimentos metodológicos
- Estes conceitos básicos serão trabalhados através do diálogo, ou
seja, a partir da experiência do cotidiano de cada aluno, os mesmos, irão
auxiliar na construção destes mesmos conceitos. Após estes debates, iremos
formalizar a teoria e prática relacionada a cada assunto.
- As teorias serão trabalhadas da seguinte forma: Após exposição das
opiniões dos alunos e professor, iremos dispor as formalizações em quadro
negro, utilizando também, a bibliografia indicada.
- Através de exemplos do cotidiano, trazidos pelos alunos, serão
trabalhados os assuntos propostos.
- Em sala de aula serão trabalhados todos os conceitos que agregam
estes assuntos, sempre com a realização de debates entre aluno e professor.
- Para as atividades práticas, utilizaremos o pátio como laboratório
para podermos descrever trajetórias e calcular, com o auxílio de cronômetros,
a velocidade média e aceleração de cada corpo, ou seja, de cada aluno durante
determinado tempo em sua trajetória. Também utilizaremos bonecos, carrinhos,
etc, para podermos demonstrar as interações entre as leis e a vida real.
Tornando assim, mais compreensível.
- Para a complementação do trabalho serão realizados projetos
científicos no decorrer do ano.
|
Temas Transversais:
Saber, ética, trabalho e
progresso. Através das seguintes atividades: Convivência com os colegas,
vivência na escola, diálogos com os alunos e professor e relatos dos alunos
trazendo suas necessidades e dúvidas. Voltando o ensino da física diretamente
para o mercado de trabalho e mundo universitário.
|
Um comentário:
isso tudo ae vai dar tempo é?????????
Postar um comentário