quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CRONOGRAMA - 1º ANO - FÍSICA - ARISTIDES - 2012


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO

CAVALHEIRO ARISTIDES GERMANI



PLANO DE TRABALHO/2012

ENSINO MÉDIO



Série: 1ª Série             Turma: 101, 102, 103, 104, 105 e 106.

­­Professora: ­­­­­­­­­­­­­­Izequiela Franceschet

Componente curricular: FÍSICA





Conteúdos de Ensino
1° Trim
1 - Introdução
   1.1 – O que é a física;
   1.2 – Divisões da física;
   1.3 – Sistema Internacional de Unidades (SI);
   1.4 – Notação Científica.
2 – Cinemática Escalar e Vetorial
   2.1 – Deslocamento e espaço percorrido;
   2.2 – Velocidade média;
   2.3 – Aceleração
   2.4 - Movimento Uniforme
         2.4.1 - Funções;
         2.4.2 – Gráficos.
2° Trim
     2.5 – Movimento Uniformemente Variado
          2.5.1 - Funções;
          2.5.2 - Gráficos.
     2.6 - Queda dos Corpos
          2.6.1 – Lançamento Vertical para cima;
          2.6.2 – Lançamento Vertical para baixo.
     2.7 - Vetores
          2.7.1 – Representação;
          2.7.2 – Operações com vetores.
     2.8 – Movimento Circular
           2.8.1 – Frequência e Período
3° Trim
3 – Dinâmica
   3.1 – 1ª Lei de Newton – Inércia;
   3.2 - 2ª Lei de Newton – Ação e Reação;
   3.3 – Lei de Hooke;
   3.4 - 3ª Lei de Newton – Atrito;
   3.5 – Força de Atrito;
   3.6 – Força Centrípeta.
   3.7 – Gravitação Universal.
          3.7.1 – Leis de Kepler;
          3.7.2 – Leis da gravitação universal;
          3.7.3 – Aceleração da gravidade.
   3.8 -  Energia

Procedimentos metodológicos

- Estes conceitos básicos serão trabalhados através do diálogo, ou seja, a partir da experiência do cotidiano de cada aluno, os mesmos, irão auxiliar na construção destes mesmos conceitos. Após estes debates, iremos formalizar a teoria e prática relacionada a cada assunto.
- As teorias serão trabalhadas da seguinte forma: Após exposição das opiniões dos alunos e professor, iremos dispor as formalizações em quadro negro, utilizando também, a bibliografia indicada.
- Através de exemplos do cotidiano, trazidos pelos alunos, serão trabalhados os assuntos propostos.
- Em sala de aula serão trabalhados todos os conceitos que agregam estes assuntos, sempre com a realização de debates entre aluno e professor.
- Para as atividades práticas, utilizaremos o pátio como laboratório para podermos descrever trajetórias e calcular, com o auxílio de cronômetros, a velocidade média e aceleração de cada corpo, ou seja, de cada aluno durante determinado tempo em sua trajetória. Também utilizaremos bonecos, carrinhos, etc, para podermos demonstrar as interações entre as leis e a vida real. Tornando assim, mais compreensível.
- Para a complementação do trabalho serão realizados projetos científicos no decorrer do ano.

Temas Transversais:
Saber, ética, trabalho e progresso. Através das seguintes atividades: Convivência com os colegas, vivência na escola, diálogos com os alunos e professor e relatos dos alunos trazendo suas necessidades e dúvidas. Voltando o ensino da física diretamente para o mercado de trabalho e mundo universitário.


Um comentário:

CRIS disse...

isso tudo ae vai dar tempo é?????????

Apresentação

Este blog servirá como auxílio em nossas atividades de ensino... Tanto para o ensino de Física, quanto para o de Matemática.Dúvidas, sugestões, indignações, elogios, etc... hehehe... Poderão ser postados aqui!!!!Ah, aqui também serão postados listas de exercícios, exercícios resolvidos, trabalhos, etc...Valeu!
Bjs

Follow @Izequiela