quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CRONOGRAMA- 2º ANO - ARISTIDES - FÍSICA - 2012


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO

CAVALHEIRO ARISTIDES GERMANI



PLANO DE TRABALHO/2012

ENSINO MÉDIO



Série: 2ª Série             Turma: 203, 204 e 205

­­Professora: ­­­­­­­­­­­­­­Izequiela Franceschet

Componente curricular: FÍSICA





Conteúdos de Ensino
1° Trim
1 - Revisão sobre Notação Científica.
2 – Impulso e quantidade de movimento.
3 – Estática
   3.1 – Movimento e Equilíbrio.
4 – Hidrostática
   4.1 – Densidade, pressão atmosférica, pressão hidrostática;
   4.2 – Teorema de Steven (p total);
   4.3 – Teorema de Pascal (pressão);
   4.4 – Teorema de Arquimedes (empuxo);
2° Trim
5 - Termometria
   5.1 - Escalas termométricas;
   5.2 – Transformações de unidades e escalas;
6 – Dilatação Térmica
   6.1 – Dilatação Linear
   6.2 – Dilatação Superficial
6.3    – Dilatação Volumétrica
6.4    – Dilatação dos Líquidos
7 - Calorimetria
   7.1 – Calor plausível
   7.2 - Calor latente
   7.3 – Capacidade Térmica e calor específico;
   7.4 – Princípios da troca de calor;
   7.5 - Curvas de Aquecimento e Resfriamento;
   7.6 – Fenômeno de Transmissão de calor.
3° Trim
8 - Estudos dos Gases
   8.1 Lei de Boyle–Mariotte;
   8.2 – Lei de Gay-Lussac;
   8.3 – Lei de Charles;
   8.4 – Lei de Clapeyron;
   8.5 – Lei de Dalton.
9 - Termodinâmica
   9.1 – Introdução e Conceitos Básicos;
   9.2 – Princípios da Termodinâmica;
   9.3 – Ciclo de Carnot.
10 – Ondas e Acústica.
11 - Ótica Física e Geométrica;
   11.1- Princípios Fundamentais;
   11.2- Reflexão e Espelhos;
   11.3- Refração e Lentes.

Procedimentos metodológicos

- Através do feedback do 1° ano do ensino médio, será revisto com os alunos o trabalho realizado sobre notação científica, ou seja, transformação de números decimais em potências de base 10 e vice-versa.
- Estes conceitos serão trabalhados através do diálogo, ou seja, a partir da experiência do cotidiano de cada aluno, os mesmos, irão auxiliar na construção destes mesmos conceitos. Após estes debates, iremos formalizar a teoria e prática relacionada a cada assunto.
- As teorias serão trabalhadas da seguinte forma:
-- Após exposição das opiniões dos alunos e professor, iremos dispor as formalizações em quadro negro.
-- As práticas serão trabalhadas em sala de aula com o auxílio do laboratório da escola, onde os alunos irão construir suas próprias experiências e, a partir delas, explorar conceitos e explicá-los em um relatório prático.
- Para a complementação do trabalho serão realizados projetos científicos no decorrer do ano.

Temas Transversais:
Saber, ética, trabalho e progresso. Através das seguintes atividades: Convivência com os colegas, vivência na escola, diálogos com os alunos e professor e relatos dos alunos trazendo suas necessidades e dúvidas. Voltando o ensino da física diretamente para o mercado de trabalho e mundo universitário.

Um comentário:

.º{[Vinicius]}º. disse...

http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_densidade.pdf

Pro olha esse link

Apresentação

Este blog servirá como auxílio em nossas atividades de ensino... Tanto para o ensino de Física, quanto para o de Matemática.Dúvidas, sugestões, indignações, elogios, etc... hehehe... Poderão ser postados aqui!!!!Ah, aqui também serão postados listas de exercícios, exercícios resolvidos, trabalhos, etc...Valeu!
Bjs

Follow @Izequiela