CAVALHEIRO ARISTIDES GERMANI
PLANO DE TRABALHO/2012
ENSINO MÉDIO
Série:
3ª Série Turma: 301 e 302.
Professora: Izequiela
Franceschet
Componente
curricular: FÍSICA
Conteúdos de Ensino
1° Trim
1-
Revisão Notação Científica.
2
- Eletrostática
2.1 - Eletrização
2.1.1 – Carga elétrica e Lei de
Coulomb;
2.1.2 – Condutores e isolantes;
2.2 - Campo Elétrico;
2.2.1 – Conceitos iniciais;
2.2.2 – Campo elétrico de uma carga
puntual;
2.2.3 – Campo elétrico Uniforme;
2.2.4 – Linhas de Força;
2.2.5 – Condutores.
2° Trim
3
– Potencial Elétrico
3.1 – Diferença de potencial;
3.2 – Potencial de uma carga puntual;
3.3 – Diferença de potencial de um campo
uniforme;
3.4 – Superfícies equipotenciais;
3.5 – Campo e potencial de um condutor
esférico.
4
- Eletrodinâmica
4.1 – Corrente Elétrica e Circuitos
Elétricos;
4.1.1 - Corrente Elétrica;
4.1.2 – Circuito elétrico simples;
4.1.3 – Resistência elétrica e leis
de Ohm.
4.1.4 – Circuitos elétricos – série e
paralelo;
4.1.5 – Potência elétrica – efeito
Joule;
4.1.6 – Geradores de força.
3° Trim
4
– Eletromagnetismo
4.1 – Ímãs, bússolas, campo magnético
terrestre;
4.2 – Leis de Lens – eletroímã;
4.3 – Campo, força e fluo magnético;
4.4 – Força eletromotriz induzida – Lei de
Faraday.
4.5 – Motor Elétrico;
4.6 – Transformadores.
5
– Radiação e suas interações
6
– Energia nuclear e radioatividade
7
– Eletrônica e informática
|
Procedimentos metodológicos
- Trabalharemos da seguinte
forma: Embasamento teórico, exemplos do cotidiano e/ou demonstrações
experimentais, apresentação de situações-problemas onde alunos e professor
irão discuti-las, analisá-las e compreende-las, os alunos colocarão em
pratica os conhecimentos que possuem sobre o assunto trabalhado
possibilitando que ele (o aluno) avance, ate ser capaz de abstrair. Tudo isto
a partir da construção e manuseio de materiais apresentados.
- Para os
trabalhos práticos estaremos trabalhando com base na modelagem matemática,
retirada de dados e análises realizada em laboratórios.
- Para as
concepções sobre radiação e eletrônica iremos introduzir a visualização de
vídeos, filmes e trabalhos manuais com hardware e software equivalentes.
- Para a complementação do trabalho serão realizados projetos
científicos no decorrer do ano.
|
Temas Transversais:
Saber,
ética, trabalho e progresso. Através das seguintes atividades: Convivência
com os colegas, vivência na escola, diálogos com os alunos e professor e
relatos dos alunos trazendo suas necessidades e dúvidas. Voltando o ensino da
física diretamente para o mercado de trabalho e mundo universitário.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário