Olá galerinha!!!
Abaixo seguem as duas listas de exercícios que quero que tragam impressas para a próxima aula.
Não é para fazer em casa!!!! É para fazer na aula.
Obs.: Os alunos da turma 102 deverão imprimir APENAS a LISTA 2, pois a lisa 1 vocês já fizeram.
Quem não puder imprimir, peço que tirem cópia dos colegas e aviso que, na aula, todos deverão ter as listas em mãos.
Bom final de semana!
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LISTA 1 - EXERCÍCIOS DE FÍSICA – VETORES e GRANDEZAS
01. Um projétil é lançado com uma velocidade de módulo 20 m/s e formando com o plano horizontal um ângulo de 60°. Calcule os componentes horizontal e vertical da velocidade.
02. (INATEL) Dois corpos A e B se deslocam segundo trajetória perpendiculares, com velocidades constantes, conforme está ilustrado na figura adiante.
As velocidades dos corpos medidas por um observador fixo têm intensidades iguais a: VA = 5,0 (m/s) e VB = 12 (m/s). Quanto mede a velocidade do corpo A em relação ao corpo B?
03. (UnB) São grandezas escalares todas as quantidades físicas a seguir, EXCETO:
a) massa do átomo de hidrogênio;
b) intervalo de tempo entre dois eclipses solares;
c) peso de um corpo;
d) densidade de uma liga de ferro;
e) n.d.a.
04. (UEPG - PR) Quando dizemos que a velocidade de uma bola é de 20 m/s, horizontal e para a direita, estamos definindo a velocidade como uma grandeza:
a) escalar b) algébrica c) linear d) vetorial e) n.d.a.
05. (UFAL) Considere as grandezas físicas:
I. Velocidade II. Temperatura III. Peso IV. Deslocamento V. Força
Destas, a grandeza escalar é:
a) I b) II c) III d) IV e) V
06. (CESGRANRIO) Das grandezas citadas nas opções a seguir assinale aquela que é de natureza vetorial:
a) pressão b) força c) velocidade d) campo elétrico e) temperatura
07. (FESP) Num corpo estão aplicadas apenas duas forças de intensidades 12N e 8,0N. Uma possível intensidade da resultante será:
a) 2,0N b) 3,0N c) 10N d) zero e) 21N
09. (UFAL) Uma partícula está sob ação das forças coplanares conforme o esquema abaixo. A resultante delas é uma força, de intensidade, em N, igual a:
a) 110 b) 70 c) 60 d) 50 e) 30
10. (ACAFE) Os módulos das forças representadas na figura são F1 = 30N, F2 = 20 N e F3 = 10N. Determine o módulo da força resultante:
a) 14,2 N
b) 18,6 N
c) 25,0 N
d) 21,3 N
e) 28,1 N
LISTA 2 - EXERCÍCIOS DE FÍSICA - VETORES
1) Que características de um vetor precisamos conhecer para que ele fique determinado?
2) O que são vetores iguais? E vetores opostos? Dê exemplo de cada um deles.
3) Calcule o módulo do vetor resultante do vetor a e b em cada caso abaixo.
4) Qual o vetor soma de dois vetores perpendiculares entre si cujos módulos são 6 e 8 unidades?
5) Calcule o ângulo formando por dois vetores de módulos 5 unidades e 6 unidades e cujo vetor resultante tem módulo raiz de 61 unidades?
6) Determine o módulo de dois vetores, a e b, perpendiculares entre si e atuantes, num mesmo ponto, sabendo que seus módulos estão na razão de 3/4 e que o vetor soma de a e b tem módulo 10.
7) Observe a figura:
Qual o módulo, direção e sentido do vetor R, em cada caso:
(Considere cada letra abaixo como um vetor).
a) R = a + b b) R = d + e c) R = a + d
d) R = c + d e) R = c + d + e
f) R = a + c + d
8) A soma de dois vetores de um módulo diferente pode ser nula? Tente explicar.
9) Quais as condições para que o módulo do vetor resultante de dois vetores, não nulos, seja igual a zero?
10) Considere a figura abaixo. Sabendo que a = 4 m, b = 6 m e cos 30º = 0,8, calcule o módulo do vetor diferença (3a - 2b).
(Ver desenho em sala de aula)
11) Determine o módulo das componentes de um vetor de módulo 4 m que forma um ângulo de 30º com a vertical. Adote raiz de 3 = 1,7.
12) Um projétil é atirado com velocidade de 400 m/s fazendo um ângulo de 45º com a horizontal. Determine as componentes vertical e horizontal da velocidade do projétil.
13) Um vetor velocidade é decomposto em dois outros perpendiculares entre si. Sabendo-se que o módulo do vetor velocidade é 10 m/s e que uma das componentes é igual a 8 m/s, determine o módulo do vetor correspondente à outra componente.
14) Dados os vetores a, b, c, d, e, abaixo representado, obtenha graficamente os vetores x e y .
a) x = a + b + d b) y = 2b - d + e
15) Um jovem caminha 100 metros para norte; em seguida, orienta-se para o leste e caminha mais 50 metros. Determine o módulo do deslocamento resultante.
16) Qual a diferença entre direção e sentido?
17) Um automóvel se desloca 6 km para norte e, em seguida, 8 km para o leste. Determine a intensidade do vetor deslocamento.
18) Qual a diferença entre vetor velocidade e velocidade escalar?
19) Por que é importante o estudo do cálculo vetorial na física?
20) Velocidade escalar média e velocidade média são a mesma coisa? Justifique.
21) A figura abaixo é constituída de nove quadrados congruentes (de mesmo tamanho). Decidir se é verdadeira ou falsa cada uma das seguintes afirmações:
2 comentários:
bom dia
é um prazer imenso esta escrevendo isso
mas gostaria de ver esses exercicios resolvidos passo a passo
grato pela compreensão
boa noite queria ver os exercícios
resolvidos obrigado
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