CAVALHEIRO ARISTIDES GERMANI
PLANO DE TRABALHO/2012
ENSINO MÉDIO
Série:
2ª Série Turma: 203, 204 e 205
Professora: Izequiela
Franceschet
Componente
curricular: FÍSICA
Conteúdos de Ensino
1° Trim
1 - Revisão sobre Notação
Científica.
2 – Impulso e quantidade de
movimento.
3 – Estática
3.1 – Movimento e Equilíbrio.
4 – Hidrostática
4.1 – Densidade, pressão atmosférica,
pressão hidrostática;
4.2 – Teorema de Steven (p total);
4.3 – Teorema de Pascal (pressão);
4.4 – Teorema de Arquimedes (empuxo);
2° Trim
5 - Termometria
5.1 - Escalas termométricas;
5.2 – Transformações de unidades e
escalas;
6 – Dilatação Térmica
6.1 – Dilatação Linear
6.2 – Dilatação Superficial
6.3
– Dilatação
Volumétrica
6.4
– Dilatação dos Líquidos
7 - Calorimetria
7.1 – Calor plausível
7.2 - Calor latente
7.3 – Capacidade Térmica e calor
específico;
7.4 – Princípios da troca de calor;
7.5 - Curvas de Aquecimento e
Resfriamento;
7.6 – Fenômeno de Transmissão de calor.
3° Trim
8 - Estudos dos Gases
8.1 Lei de Boyle–Mariotte;
8.2 – Lei de Gay-Lussac;
8.3 – Lei de Charles;
8.4 – Lei de Clapeyron;
8.5 – Lei de Dalton.
9 - Termodinâmica
9.1 – Introdução e Conceitos Básicos;
9.2 – Princípios da Termodinâmica;
9.3 – Ciclo de Carnot.
10 – Ondas e Acústica.
11 - Ótica Física e
Geométrica;
11.1- Princípios Fundamentais;
11.2- Reflexão e Espelhos;
11.3- Refração e Lentes.
|
Procedimentos metodológicos
- Através do feedback do 1° ano do ensino médio, será revisto com os
alunos o trabalho realizado sobre notação científica, ou seja, transformação
de números decimais em potências de base 10 e vice-versa.
- Estes conceitos serão trabalhados através do diálogo, ou seja, a
partir da experiência do cotidiano de cada aluno, os mesmos, irão auxiliar na
construção destes mesmos conceitos. Após estes debates, iremos formalizar a
teoria e prática relacionada a cada assunto.
- As teorias serão trabalhadas da seguinte forma:
-- Após exposição das opiniões dos alunos e professor, iremos dispor
as formalizações em quadro negro.
-- As práticas serão trabalhadas em sala de
aula com o auxílio do laboratório da escola, onde os alunos irão construir
suas próprias experiências e, a partir delas, explorar conceitos e
explicá-los em um relatório prático.
- Para a complementação do trabalho serão realizados projetos
científicos no decorrer do ano.
|
Temas Transversais:
Saber,
ética, trabalho e progresso. Através das seguintes atividades: Convivência
com os colegas, vivência na escola, diálogos com os alunos e professor e
relatos dos alunos trazendo suas necessidades e dúvidas. Voltando o ensino da
física diretamente para o mercado de trabalho e mundo universitário.
|
Um comentário:
http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_densidade.pdf
Pro olha esse link
Postar um comentário